quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Um verme, uma planta e um vento



JONAS 4.1-11

Tens compaixão da planta que te não custou trabalho... não hei de eu
ter compaixão da grande cidade de Nínive? (Jn 4.10,11.)

A história de Jonas é fantástica!
O Senhor o encarregara de ir a Nínive e anunciar que esta seria destruída.
Jonas, porém, sabia que o nosso Deus é clemente, e compassivo, e misericordioso,
e tardio em irar-se e grande em benignidade (v. 1). E por isso, com a
sua mensagem viria também uma chance para os ninivitas se arrependerem;
e isso ele não queria. Para Jonas, o melhor que poderia acontecer àquela nação
ímpia e cruel seria receber o castigo de seus atos: a condenação.
E ele passou por várias “peripécias”, sendo até mesmo engolido por um
gigantesco peixe, preparado por Deus. Em seguida, ele foi “vomitado” vivo em
terra. Deus queria ensinar lições eternas e profundas ao seu profeta.

Com a pregação e o testemunho vivo de Jonas, o povo de Nínive se arrependeu
e buscou o perdão. Isso desagradou profundamente ao profeta que,
indo para o lado oriental da cidade, “brigou” com Deus, dizendo: Tira-me a
vida, porque melhor me é morrer do que viver (v. 3). E construiu uma enramada
(cobertura) para si. Naquela noite, Deus fez crescer uma planta “miraculosa”
para dar-lhe sombra. Como Jonas se sentiu feliz com o cuidado de Deus!
No dia seguinte, ao despontar da alva, o Senhor mandou um verme, o
qual feriu a planta, e essa secou. Assim que o sol nasceu, Deus mandou um
calmoso vento oriental, e o sol batia forte na cabeça dele. Jonas reclamou e,
de novo, pediu a morte. E Deus mostrou-lhe como estava sendo egoísta ao
sofrer pela morte da planta e nem se importar com 120.000 pessoas que estavam
prestes a perecer na condenação. Com a sua história, Jonas aprendeu
e ensinou a misericórdia.

O coração do homem é egoísta e enganoso, mas o coração de Deus é
misericordioso. Dá-me, Senhor, um coração amoroso,
Quero me parecer contigo, sendo misericordioso.

Pai, todos os meus dias te pertencem. Ajuda-me a ser um vaso
de honra em tuas mãos. Um vaso cheio do teu óleo precioso
que amacia as engrenagens dos relacionamentos em con? ito
e traz vida por onde passa. Amém.

Ricardo Oli

Nenhum comentário:

TOCANDO OS CÉUS NO SOUND CLOUD

https://on.soundcloud.com/6s7n6